terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Prioridades, Empatia e Solidariedade

FELIZ ANO NOVO! Sim, sei que amanha já é MARÇO O_O, mas como a tia só reapareceu agora, o que vale é a intenção, não é mesmo? Então um ÓTIMO 2017 para todos, e que seja melhor do que foi o ano passado OREMOS.

Sei que estou sumida, mas é a vida lá fora, né mores? E a tia não é teenager nem tá com a vida ganha, então tenho que ir lá fora ganhar o pao de cada dia (credo, que piegas, quase escorreu uma lagriminha de canto de olho aqui). Tentarei postar a cada 15 dias, quem sabe? É bom porque não estou na terapia e aqui pelo menos dou uma desabafada. Talvez, com sorte, mais alguém pense como eu e eu não me sinta uma deslocada do mundo todo.

Como tem muito tempo desde o último post, inviável tentar por tudo em dia. Sim, tento acompanhar TUDO o que ocorre mundo afora, e mais ainda => tento ler diversos pontos de vista distintos para então tentar concluir algo. E ah, como concluo...

Mas quero aproveitar este O RETORNO ao CCQ tão abandonado para discorrer sobre alguns acontecimentos. Acompanhe (não desiste de mim, gente, sou carente).

Começando pelo Carnaval. Acho todas as escolas maravilhosas, não fui em bloco algum, sou solidária aos bairros onde tem bloco e o morador sofre, sou solidária aos que aproveitam estes dias para soltar as frangas como achar melhor. PORÉM, foco nos acontecimentos trágicos que se deram com algumas escolas do Rio de Janeiro tão lindo...

Amores, pessoas ficaram prensadas pelo carro de uma escola no domingo de Carnaval. E a festa prosseguiu. Na segunda, um carro “implodiu” com várias pessoas em cima, e alguns estavam preocupados com a evolução, harmonia, etc. Alguns continuaram dançando como se nada tivesse ocorrido (li de tudo na minha TL do twitter: desde “paguei a fantasia”, “o ocorrido não foi comigo então vou aproveitar”, “a vida continua”, etc). SUSPIRO PROFUNDO NESTE MOMENTO. Ah, teve um carro que também apresentou problemas em uma parte e uma destaque caiu (me esqueci do nome da escola, se alguém se lembrar me avise).



MEU PONTO: estes ocorridos TEM que ser pegos como ponto de partida para analisar que ALGO ESTÁ ERRADO, MUITO ERRADO, e deve ser corrigido antes de haver algum vítima fatal, e da questão que pode ser resumida em uma palavra: EMPATIA. Ou falta dela, em vários casos...

Analiso os ocorridos por este lado. Não foi comigo, então sigo festejando. Eu paguei, então prossigo alheio à dor do próximo. Não importa a justificativa, mas eu fecho os olhos à dor alheia e prossigo alalaô. NÃO IMPORTAM OS MOTIVOS, tudo converge para um ponto: A FALTA DE EMPATIA ANTE A DOR ALHEIA. A DIFICULDADE! O PROBLEMA!

Ah, mas é a vida deles, eles trabalham o ano todo... VEJA PELO ESPECTRO AMPLO E COLETIVO: TINHA GENTE MACHUCADA, SANGRANDO, ALGUNS COM TRAUMATISMOS SEVEROS, e alguns preocupados com... bem, pela minha cartilha, com BOBAGENS.

COMO QUERER ARRUMAR TUDO E TODOS SE NÃO CONSIGO TER EMPATIA COM O QUE ESTA SOFRENDO E, PASMEM, PROXIMO A MIM?

Talvez tenhamso que encontrar um denominador comum, e penso se isto não deveria ser prioridade zero. Entao para e pensa: já teve alguma situação onde pessoas próximas a você estavam em dificuldades? O que você fez? Seguiu alegre? Ou foi solidária?

Sei que está gigantesco, e hoje é terça de carnaval e ainda não fiz o almoço. Mas pare e pense se nós não estamos com as prioridades tudo meio bagunçadas. Se a falta de empatia para com o próximo não denota também falta de solidariedade? (SE NÃO ESTAMOS TODOS DOENTES?)


Não acho que esteja certa, até porque sei que tem gente que pensa bem diferente de mim. Fica a reflexão referente às nossas prioridades, empatias e solidariedades... Porque em um país com tantos problemas, talvez a forma de tentar reiniciar seja cada um fazendo uma auto-análise para identificar nossas características. 

O problema seja talvez descobrir o que encontraremos ao realizarmos este exercício...

Nenhum comentário:

Postar um comentário