quarta-feira, 25 de setembro de 2013

pessoas erradas/inconvenientes - como lidar?



"Matei algumas pessoas. Ao longo da vida, matamos várias. Não me refiro a matar seus corpos, a tirar-lhes a vida. Refiro-me a matá-las em nossas vidas, a ignorá-las, a deixar de procurá-las, a não querer, deliberadamente, a não querer mais saber delas. Com o tempo, o não querer saber vira um hábito e se incorpora. E assim, como morrem alguns para nós, morremos também para outros." (Isadora S., do ótimo Oi Divã)

Olha, a questão é a seguinte: sou produto da educação que tive (muito bem aprendida mas nem sempre exercida) e das experiências acumuladas pela Vida (a fanfarrona) afora. Não acho que sou a dona da razão ou o pior ser humano que existe, e mesmo assim tento me equilibrar entre estes dois eixos. Mas algumas coisas que ocorrem, pela minha cartilha, não são corretas legais. De novo, para não ter problema de interpretação de texto: não me acho A correta, A cagadora de regras, A the best. Apenas não concordo com algumas coisas que, talvez, sejam bem demodê. Assim:

Sempre aprendi que ninguém é obrigado a me esperar, logo devo respeitar o tempo alheio. Sigo isto de uma forma meio ao pé da letra, tendo calafrios, sudoreses e gagueiras espontâneas ao perceber que me atrasarei para algo previamente combinado. Tento enviar pombo-correio, e-mail, sinal de fumaça, Edwiges (esta é para leitores do Harry Potter), etc., mas procuro avisar que atrasarei. Geralmente chego adiantada e espero. Paciência, prefiro isto aos sintomas mencionados, e isto justifica minha bolsa pesar uns 300 kgs, já que nela tenho livros, esmalte, cadernetas, canetas e, se bobear, até ferro de passar roupa. A vida continua enquanto espero, não é mesmo?

Outros não são assim. Quem está certo e quem está errado? Sei lá e não me interessa, só sei que enquanto me incomodar mais atrasar do que adiantar e esperar, continuo com a alternativa A. Segue.

Pouco palpito também na vida alheia. Isto é por experiência própria ao ter a vida palpitada e... cagada. Tem quem palpita e tudo bem. Apenas sugiro então que encontrem outros palpitadores para conversar, já que é meio enfadonho para quem não gosta de ouvir "dicas" alheias. Irrita. E não é porque não palpito que me preocupo menos... Sutilezas quase invisíveis...

Tem os que não se importam em furar fila (me importo e já briguei por isto), tem os que levam a vida no apito e de uma forma Sandy/Pollyanna (eu não sou dessas), tem os que gostam de balada (gosto de padaria e café quente), tem os que gostam do azul (eu gosto de vermelho. E laranja. E amarelo). Só que tem uma coisa que realmente me incomoda: quando eu percebo alguém ser a pessoa errada no lugar errado. Inconveniente. Do estilo que dá gargalhadas altas em locais inapropriados, capaz talvez de ir de biquini a uma igreja. Tomo muito cuidado, nestas horas, para ver se não sou eu a errada, já que neste caso, quem tem que tomar alguma atitude sou eu. E tenho convivido pouco mas rotineiramente com essa pessoa errada, local errado, jeito errado... toda errada a coitada da fia. E o que fazer nesta situação?

Como escrevi ai em cima, faz um tempo (mais de ano, na verdade) que tenho observado `a distancia se a equivocada nao sou eu. Percebi que nao sou. Ponto para mim? Nao! Agora 'e a coisa: bater em retirada e deixar varios que dependem de mim na mao para nao me irritar mais (aplicando na veia "a incomodada que se mude") ou tentar ignorar, algo que ja esta se mostrando bem dificil de ser feito? 

Nao sei.

So sei que quando uma grande parte de um grupo considera algo inadequado, deve-se ao menos parar para tentar descobrir se as coisas estao tao perfeitas quanto aparentam. Nao devem estar. E que quando macaco velho comeca a abandonar o barco, eh porque a coisa mudou de tal forma que os inadequados talvez sejam estes (eu). Novos ares, novas atitudes para todos os envolvidos. 

So mais uma coisinha neste texto meio sem pe nem cabeca mas totalmente desabafo => se eu faco algo voluntariamente, algo que so faco porque NINGUEM MAIS QUER FAZER de tao legal que 'e a coisa, e voce nao gosta ou nao concorda ou critica meu modus operandi, ao inves de encher o saco falar, seja caridosa e assuma esta batata quente. Ja que nao quer, nao atrapalhe. E enquanto eu nao peco para sair (algo bem proximo, pelo jeito), cada um no seu quadrado ok? Beijos.

PS - texto dedicado a uma fia que nao o lera, infelizmente. 

PS2- se voce faz tudo o contrario do que eu disse que nao faco/sou, lembre-se que voce pode estar completamente certa e eu redondamente enganada. Tranquilinho, ok?

PS3- DETESTO QUEM RECLAMA E NAO FAZ NADA PARA AJUDAR! Meu jeitinho...

ULTIMO PS, prometo - perdi meus acentos pelo meio do caminho... desculpa a tia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário